O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
26/05/2020 22:06

Medidas de isolamento se estabilizaram nas últimas duas semanas

Estudo do Ipea indica que tanto as ações adotadas pelos governos estaduais e municipais quanto o isolamento da população não sofreram grandes alterações

Entre os dias 11 e 24 de maio, as medidas de distanciamento social adotadas pelos governos estaduais e pelas prefeituras das capitais como prevenção à pandemia do novo coronavírus se mantiveram estáveis. As taxas de isolamento da população seguiram a mesma tendência, interrompendo movimento de queda. É o que aponta o estudo “Covid-19 e medidas legais de distanciamento social: isolamento social, descentralização e análise do período de 11 a 24 de maio de 2020, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A análise é feita cada 15 dias.

O economista e autor do estudo Rodrigo Fracalossi de Moraes acredita que a reversão da tendência de queda no isolamento e nas medidas protetivas se deve ao aumento dos casos de infectados e do número de óbitos no país. “Por causa da gravidade da pandemia, estados que relaxaram as medidas de isolamento social deram um passo atrás”, afirma.

Como exemplo, ele cita os inúmeros casos de lockdown - fechamento da região para obrigar o isolamento social - implementados em maio em algumas cidades e estados. Foi o que aconteceu no estado do Acre e em bairros com mais casos de covid-19 nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ) e Fortaleza (CE), entre outras.

A análise quinzenal mostra que estados onde a pandemia de Covid-19 se manifesta de forma menos grave, como Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, mantiveram políticas pouco restritas. Já aqueles estados em estágio grave, como Ceará e Amazonas, mantiveram ou ampliaram o rigor das políticas de distanciamento social.

Todos os gráficos utilizados na elaboração do estudo podem der acessados pelo link https://tinyurl.com/ipeacoronavirus.

Leia aqui o estudo na íntegra.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
ascom@ipea.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.