O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
08/07/2020 20:46

Brasil pode obter vacina anticoronavírus por meio de encomenda tecnológica


Estudo propõe apoio do governo ao esforço privado em pesquisa

A chamada encomenda tecnológica (Etec) é o instrumento que o governo federal dispõe, atualmente, para apoiar o esforço privado de pesquisa e desenvolvimento com opção de compra de uma vacina contra o Covid-19. A alternativa foi apresentada no estudo “Vacina para o Novo Coronavírus: Um Caso Clássico de Encomenda Tecnológica”, publicado nesta quarta-feira, dia 08, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A Etec é um tipo especial de compra pública, na no qual o governo adquire o esforço privado de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), na busca de uma solução para algum problema específico. Corre-se o risco, no entanto, de que não seja encontrada uma solução adequada à demanda inicial – é nisto que a Etec se diferencia das demais modalidades de compras públicas.

“Toda a atividade de P&D é envolta em risco tecnológico e o setor privado não assumirá este risco sozinho”, pondera o diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (Diset) do Ipea, André Rauen. Segundo ele, o Estado deve assumir parte deste risco como forma de impulsionar o desenvolvimento tecnológico. “É isto que ocorre em todos os países líderes tecnológicos e é o melhor caminho para garantir amplo acesso a uma vacina contra o novo coronavírus”, afirma.

Atualmente, o Ipea colabora com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na definição de um modelo de parceria com diferentes empresas farmacêuticas, que demandam apoio ao esforço de pesquisa e desenvolvimento de uma vacina anticoronavírus. “Se tivermos sucesso no desenvolvimento da solução será possível adquirir a vacina em grande quantidade para imunizar a população, ao mesmo tempo em que geramos conhecimento científico útil ao país”, avalia Rauen. Caso não seja possível desenvolver a vacina, teremos acesso a pesquisa de fronteira que nos permitirá melhor enfrentar futuras pandemias.


Acesse a íntegra do estudo

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5136 / 5240 / 5191
(61) 99427-4553
ascom@ipea.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.