O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
11/08/2021 12:02

Acadêmicos apoiam reforço na cooperação para desenvolvimento do IBAS


Representantes brasileiros, indianos e sul-africanos também defenderam reformas na ONU, OMC, OMS e FMI

“Os países do IBAS têm suas ações de cooperação para o desenvolvimento pautadas na transferência de conhecimentos e não no financiamento apenas. Isso cria possibilidades de atuação conjunta importantes em temas como proteção social, inclusão digital e desenvolvimento sustentável, especialmente nos setores de agricultura e de energia”, avaliou o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica (Dinte/Ipea), Ivan Oliveira, que participou da abertura do Fórum Acadêmico do IBAS, nesta terça-feira (10/8).

Os representantes de Índia, Brasil e África do Sul reiteraram apoio ao aprofundamento da agenda de cooperação para o desenvolvimento no grupo de países e à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a realização da sétima edição do fórum que está sendo realizado remotamente e organizado pelo governo indiano.

Em declaração conjunta, os acadêmicos consideram o avanço da reforma como “imperativo para melhor refletir as realidades contemporâneas e garantir maior uma organização mais representativa, efetiva e responsiva”, afirmaram. Além disso, o documento também menciona a necessidade de reformas em outras entidades multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fórum Monetário Internacional (FMI).

“Como extensas democracias e nações vibrantes, o IBSA colocou as pessoas no centro da governança internacional inclusiva e expressou o seu compromisso em direção à reforma do sistema multilateral para alcançar as necessidades e expectativas das pessoas, assim como para responder os crescentes desafios globais”, enfatizou a declaração. O fórum ainda reconheceu o potencial para que sejam estabelecidas parceiras comuns entre os países em áreas como comércio, finanças, tecnologia, saúde pública, segurança alimentar, energia, mudanças climáticas, meio ambiente e outras.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
ascom@ipea.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.