O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
22/09/2021 14:05

Ipea elabora banco de dados sobre estruturas ministeriais de 21 países


Iniciativa conta com apoio do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou, nesta quarta-feira (22/9), webinar para apresentar os resultados preliminares de estudo que analisa as estruturas ministeriais de 21 países. A iniciativa conta com o apoio do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG, na sigla em inglês) e tem como objetivo elaborar um banco de dados, com fontes oficiais, para a análise comparativa no cenário global.

O estudo analisa países de diferentes continentes no período entre 1990 e 2020. Os resultados preliminares mostram que os ministérios que apresentam maior longevidade são aqueles relacionados às atividades estruturantes de Estado, como os de Justiça, Relações Exteriores e Defesa. Em contrapartida, foi possível observar uma dinâmica mais elevada e de transformação organizacional nas áreas social, de economia, gestão, energia, infraestrutura e transporte.

Entre os 21 países analisados estão África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal, Reino Unido e Uruguai. A pesquisa identificou também que a trajetória dos ministérios é responsiva ao contexto institucional, havendo forte correlação entre o modelo organizacional adotado e a dinâmica no processo de implementação das políticas públicas.

A abertura do webinar foi realizada pelo diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira, que destacou a importância do envolvimento de organismos internacionais para viabilizar a coleta de dados oficias. “Os estudos sobre governança internacional são estratégicos para compreender aspectos como o modelo organizacional e ministerial adotado em diferentes países. Essa pesquisa represente um grande avanço e não seria possível sem o apoio do IPC-IG”, afirmou.

O debate contou com a participação de Fabio Veras Soares, coordenador de Estudos em Instituições e Governança Internacional e Políticas Comparadas e ponto focal do Ipea para o IPC-IG. “Coletamos dados consistentes sobre governança pública no contexto global. Eles permitem compreender, por exemplo, a agenda de prioridades dos governos observando a estrutura ministerial adotada”, declarou.

O estudo foi coordenado pelos pesquisadores do Ipea João Cláudio Pompeu e Antônio Lassance, que explicaram que a elaboração do banco de dados com informações oficiais de 21 países é uma grande contribuição na agenda de pesquisa sobre governança. “Há outros estudos que analisam cargos de liderança nos ministérios. Porém, a nossa pesquisa permite analisar a estrutura organizacional e compreender fatores que impactam na criação, modificação e extinção dos ministérios nos países analisados”, comentou Pompeu.

Os pesquisadores ainda apontaram possíveis desdobramentos que deverão ser aplicados na sequência do estudo. Entre eles, as análises regionais e por sistema político nos diferentes países, além de verificar efeitos da organização política e características socioeconômicas que impactam as estruturas ministeriais. Um segundo webinar deverá ser realizado pelo Ipea, com o apoio do IPC-IG, em data a ser confirmada.

Veja o webinar na íntegra.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(21) 99256-5208 / (21) 99959-2001
(61) 99427-4553
ascom@ipea.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.