O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
28/01/2022 14:03

Nota Técnica - 2022 - Janeiro - Número 100 - Disoc

Perfil da população rural na pesquisa de orçamentos familiares (IBGE) de 2017-2018 e a evolução dos dados de insegurança alimentar: uma análise preliminar

 

Autor: Alexandre Valadares

 

icon pdf Acesse o PDF (1 MB)      

Os primeiros dados disponíveis da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2017-2018, assim como os estudos que decorreram de sua divulgação, permitem traçar algumas linhas de comparação entre as trajetórias das famílias urbanas e rurais em termos de composição familiar, despesas e rendimentos, com destaque para os indicadores de segurança alimentar, ao longo das últimas edições da pesquisa. Esta Nota Técnica (NT) pretende oferecer um panorama introdutório desses dados.

Preliminarmente, é importante notar que o desenho amostral da POF proporciona a aferição de resultados gerais para o Brasil e, em alguns casos – nesta etapa –, para as Grandes Regiões; a escala estadual dos dados contempla apenas o total e a situação de domicílio urbana. Neste estudo, a análise se ocupará, no mais das vezes, dos dados nacionais, lançando luz aos resultados por região apenas nos casos em que as informações apresentarem um viés territorial mais claramente acentuado. Convém advertir ainda que, na POF, o termo família corresponde à unidade de consumo e esta é, propriamente, a unidade de pesquisa. Tal conceito não necessariamente coincide com o de domicílio particular permanente, pois no domicílio a unidade de consumo se define como um conjunto de moradores (ou o morador) que compartilha a mesma fonte de alimentação ou a mesma despesa com a moradia.

O texto desdobra-se em duas seções principais. Na seção 1, são apresentados dados descritivos gerais sobre as famílias urbanas e rurais, seus rendimentos e suas despesas, abrangendo, para algumas variáveis, os resultados correspondentes das edições anteriores da POF (2008 e 2002), com base no Sistema de Recuperação Automática (Sidra) do IBGE. Na seção 2, a discussão gira em torno de indicadores de segurança alimentar e nutricional, com base nos relatórios do IBGE. A seção considerações finais conclui o estudo.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.