O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
05/05/2022 15:21

Ipea lança a edição nº 73 do Boletim Mercado de Trabalho


Publicação semestral traz 12 artigos e análise conjuntural com os impactos da pandemia de Covid-19

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, nesta quinta-feira (5/5), a nova edição do Boletim Mercado de Trabalho (BMT), durante webinar que apresentou três artigos selecionados da publicação. O evento contou com a participação do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Herton Ellery Araújo, que destacou a parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) para a produção do boletim. Além da tradicional análise do mercado de trabalho, o número 73 do BMT traz 12 artigos assinados por 25 pesquisadores que também avaliaram políticas públicas sob diferentes perspectivas, entre elas, gênero, educação e meio ambiente, principalmente os impactos da pandemia de Covid-19.

Na abertura do evento, o editor do boletim, Sandro Pereira da Silva, pesquisador do Ipea, destacou os dados da análise do mercado de trabalho a partir do exame de indicadores para o 4º trimestre de 2021, da Pnad Contínua (IBGE), e do Caged (MTP). “Após resultados negativos devido à pandemia, o mercado de trabalho mostra sinais de recuperação. As taxas retornaram aos níveis pré-pandemia, apesar de ainda serem preocupantes”, disse. Ele citou indicadores como da população ocupada (96 milhões), taxa de desemprego (11,1%) e taxa de participação (62,5%).

O artigo ‘Determinantes da Participação das Mulheres na Força de Trabalho Durante a Pandemia da Covid-19’ foi apresentado pela pesquisadora do Ipea Luana Simões Pinheiro, coautora com Natália Guerra da Rocha Macedo, que afirmou que a diferença na participação das mulheres em relação aos homens no mercado de trabalho, que vinha diminuindo nas últimas décadas, voltou a crescer na pandemia. “Essa distância, que chegou a 16 pontos percentuais em 2019, ano anterior à pandemia, saltou para 19 pontos percentuais no auge do isolamento social, no segundo trimestre de 2020”, comentou. Segundo ela, no geral, as mudanças nas variáveis foram muito discretas, indicando que os determinantes da participação das mulheres na força de trabalho são, em grande parte, estruturais.

Em seguida, o estudo ‘A Política Pública do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado de Minas Gerais’ foi detalhado pelo assessor técnico de Políticas de Trabalho na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG), Leonardo Assis Martins Júnior. Na sua análise sobre o Sine, entre 2011 e 2018, ele caracterizou o público que busca emprego: a maioria com baixa escolaridade, sem concluir o ensino médio, na faixa de 30 a 39 anos e predominantemente homens. Os setores que mais abriram vagas foram os de serviços, indústria e comércio, enquanto a maior procura por emprego foi de vendedores do comércio varejista. “As vagas colocadas na rede Sine não são necessariamente as procuradas pelos trabalhadores”, pontuou. “Dos trabalhadores cadastrados no Sine, 66% buscavam seguro-desemprego e 34% acessaram a política para se candidatar a vaga de emprego, enquanto 8,6% conseguiram emprego”, disse.

A terceira palestra do evento foi sobre ‘O Impacto da Covid-19 nas Associações e Cooperativas de Catadoras e Catadores de Material Reciclável em Porto Alegre/RS’. O autor do estudo, Alexandro Cardoso, mestrando na Universidade Federal de Porto Alegre, pertence à terceira geração de catadores de sua família e é membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Ele explicou os impactos da pandemia no cotidiano desses trabalhadores, em que relatou que uma cooperativa (Ascat) fez campanha para arrecadar alimentos. Cardoso afirmou que percorreu as 19 unidades de triagem da capital gaúcha para elaborar esse estudo, que pretende fornecer subsídios à implantação de políticas públicas para atenuar os efeitos da pandemia nessa categoria profissional, além de aumentar os índices de reciclagem e de inclusão, reconhecimento e valorização desses trabalhadores no mercado gaúcho.

Confira a edição nº 73 do Boletim Mercado de Trabalho

Acesse a íntegra do webinar:

 

 

Lançamento do Boletim Mercado de Trabalho – Conjuntura e Análise nº 73

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
ascom@ipea.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.