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09/12/2015 11:20 |
Pesquisador do Ipea participa do lançamento do perfil do ciclista O estudo mostra que Brasília é a cidade brasileira onde há maior integração entre a bicicleta e outro modo de transporte “As cidades precisam, cada vez mais, que os usuários de automóveis se tornem ciclistas. Não, necessariamente, na maior parte do tempo, porque para o trânsito, especificamente, o problema é menos a posse do carro do que o uso”, disse o pesquisador do Ipea. Para ele, além do modelo do transporte automotivo individual ter se esgotado nas grandes cidades, ainda há o impacto ambiental, quando se pensa em poluentes da atmosfera e, por isso, a importância da pesquisa. Por fim, lembrou que o Ipea tem um projeto de sustentabilidade urbana muito focado nas cidades “clicáveis”. Junto com o coordenador das Contagens de Ciclistas do Rodas da Paz, Rafael Stucci, a coordenadora geral da ONG, Renata Florentino, mostrou os principais resultados do estudo, informando que nas dez cidades pesquisadas foram aplicados cinco mil questionários, dos quais 433 em Brasília. “No Distrito Federal, foram seis entrevistadores, que abordavam usuários que estivessem utilizando a bicicleta no momento da entrevista nos locais de maior fluxo de ciclistas, sendo 1/3 na região central, 1/3 na região intermediária e 1/3 na região periférica”, explicou. Também fizeram parte da mesa o secretário de Estado de Mobilidade do Distrito Federal, Marcos Dantas, além do subsecretário de Políticas e Projetos de Mobilidade, Denis de Moura Soares, e Vicente Lima, representante da Secretaria de Gestão Territorial e Habitação. Perfil A exemplo de São Paulo, em Brasília houve o acréscimo de duas questões relacionadas ao trajeto - visando a avaliação das condições gerais e de segurança do percurso. Comparando com outras cidades, o quesito “pessoas que pedalam mais de cinco dias da semana utilizando a bicicleta como meio de transporte” foi um dos que teve menor taxa de resposta (59,9%), mas esse percentual pode aumentar. Na questão da faixa etária, o ciclista de Brasília é o mais jovem: 76,9% usam a bicicleta para chegar às escolas/faculdades e desses 38,1% estão entre os 15 e 24 anos. Chama atenção a quantidade de pessoas que realizam a integração entre a bicicleta e outro meio de transporte – a capital federal foi a cidade brasileira com maior percentual (51,7%), sendo o metrô que lidera essa integração. Um diferencial é que ainda que a bicicleta esteja caracterizada como meio de transporte nas massas mais populares é em Brasília que as faixas de renda dos ciclistas estão mais distribuídas, o que significa que a classe média a está utilizando mais do que em outras cidades. Contagem A contagem feita na EPTG, sempre no período das 6h da manhã às 20h, registrou um número de 226 ciclistas. Na Ponte do Bragueto, foram contabilizados 165 e, em Águas Claras, a primeira, feita simultaneamente em dois cruzamentos próximos, no entorno da Estação Arniqueiras, do metrô, a contagem foi de 162 ciclistas e, na segunda, realizada na Estação - embarcando, desembarcando e cruzando – foram 155 ciclistas, com um fluxo maior no turno da manhã. A maioria dos usuários pedalam nas ruas do Distrito Federal e estão na faixa que vai dos 18 aos 40 anos.
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