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| 28/06/2016 20:16 |
TD 2207 - Teletrabalho no Setor Público Brasileiro: Impacto Potencial sobre o Tráfego Urbano e as Emissões de Carbono Nilo Luiz Saccaro Junior, Brasília, julho de 2016
Além de apresentar vantagens para empregadores e trabalhadores, o teletrabalho pode mostrar-se um fator de redução do número de viagens, o que contribuiria para a melhoria de muitas variáveis do tráfego urbano. Sob essa ótica, este estudo discute os efeitos urbanos do teletrabalho e apresenta uma estimativa para a redução do número de viagens decorrente de sua implementação pelo setor público no Brasil, além da estimativa de emissões de gás carbônico (CO2) evitadas por essa redução de viagens. Os resultados mostram que cada 10% do total de servidores brasileiros que passam para o teletrabalho representa redução de até 0,5% no número de viagens anuais realizadas em todo o país. A redução de emissões de gás cabônico decorrente dessas viagens evitadas seria cerca de 0,6% do total nacional emitido por automóveis e motos. Dessa forma, o incentivo ao teletrabalho pode ser interessante em políticas de gerenciamento de tráfego urbano no Brasil. Palavras-chave: mobilidade urbana; sustentabilidade urbana; tráfego; viagens evitadas.
Keywords: urban mobility; urban sustainability; traffic; avoided trips.
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