Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
01/03/2021 12:00
td-banner

TD 2632 - Educação no Meio Rural: diferenciais entre o rural e o urbano

Caroline Nascimento Pereira e César Nunes de Castro, Brasília, fevereiro de 2021   

 

Este trabalho apresenta uma radiografia da educação rural em comparação ao meio urbano brasileiro com objetivo de amparar a discussão e formulação de políticas educacionais para o meio rural. Esse meio padeceu por muitos anos com a ausência de políticas específicas educacionais, em especial desde os anos 1960, quando ocorreu a modernização agrícola no campo. Apesar de algumas políticas implementadas ao longo dos anos, principalmente nos anos 2000, os diferenciais ainda são gritantes entre as duas realidades. Para a radiografia da educação no campo, utilizaram-se os dados mais recentes do censo escolar, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e censo demográfico. O trabalho inicia com uma discussão sobre desenvolvimento e políticas públicas educacionais no meio rural, seguida por um breve histórico da educação no campo brasileiro. As seções seguintes apresentam informações socioeconômicas da população rural, considerando renda e escolaridade, o perfil da educação básica brasileira e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco nos resultados do meio rural.

Palavras-chave: desenvolvimento rural; políticas públicas; educação no campo.

The present work presents an analysis of rural education compared to the urban education to support the formulation of educational policies for the rural areas. This area suffered for many years with the absence of specific educational policies, especially since the 1960s, when agricultural modernization took place in the countryside. Despite some policies implemented over the years, mainly in the 2000s, the differentials are still striking between the two realities. For the analysis of education in the area, the most recent data from the School Census, National Household Sample Survey (PNAD) and Demographic Census were used. The work begins with a discussion on development and educational public policies in rural areas, followed by a brief history of education in the Brazilian field. The following sections present socioeconomic information on the rural population, considering income and education, the profile of Brazilian basic education and the results of the Basic Education Assessment System (Saeb), with a focus on rural results.

Keywords: rural development; public policies; rural education.

 

  acesseAcesse o sumário executivo  acesseAcesse o documento (6MB)

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação