- Acesso à Informação
- Início
- O Ipea
- Ouvidoria
- Fale Conosco
- Agenda de Autoridades
- Imprensa
- Presidência
- Publicações
28/06/2021 17:48 |
![]() TD 2663 - Ensino Médio: Contexto e Reforma. Afinal, do que se Trata? Ana Luiza Machado de Codes, Sérgio Luiz Doscher da Fonseca e Herton Ellery Araújo, Brasília, junho de 2021 Este texto propõe-se a analisar a reforma do ensino médio no Brasil sob uma perspectiva específica: seu potencial de ir além da tradicional tarefa de capacitar o estudante para ingressar na universidade ou na carreira, passando a oferecer ao jovem uma formação mais ampla e equilibrada, de modo a prepará-lo para a entrada na vida adulta. Ao refletir acerca de suas propostas, conteúdos e viabilidade, este estudo examina a existência de potencialidades para a inserção de valores básicos e outros aspectos edificantes na vida do estudante. Constata-se que, de fato, isso acontece, e é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que traz essa possibilidade para o bojo da reforma. As apreciações feitas a respeito dessa política brasileira referenciam-se em pesquisas bibliográficas sobre modelos e tendências recentes no debate sobre ensino médio e em experiências internacionais. Ao fim do trabalho, são feitas algumas considerações e sugestões para ajudar a implantação exitosa de suas propostas. Palavras-chave: ensino médio; reforma do ensino médio no Brasil; preparação para a vida adulta; políticas de acompanhamento; aconselhamento dos estudantes.
This text aims to analyze the reform of secondary education in Brazil from a specific perspective: the potential to go beyond the traditional task of enabling students to go to university or to become career-ready by offering a broader and more balanced education that prepares them for entry into adult life. When reflecting on its proposals, contents, and feasibility, this study examines the potentialities for the insertion of values and other edifying aspects in the student’s life. The potentialities exist, indeed, and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brings this possibility to the heart of the Reformation. The analysis relies on bibliographic research about models and trends in high school and on international experiences. At the end of the work, some considerations and suggestions aim to help the policy. Keywords: high school; high school reform in Brazil; preparation for adulthood; school counseling policies.
![]() |
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
|