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03/08/2021 09:44 |
![]() TD 2673 - Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil I: o uso do transporte coletivo e individual Rafael H. M. Pereira, Lucas Warwar, João Parga, João Bazzo, Carlos Kauê Braga, Daniel Herszenhut e Marcus Saraiva, Rio de Janeiro, Julho de 2021 Este estudo apresenta um diagnóstico de como o uso do transporte individual motorizado e do transporte coletivo tem evoluído desde o início dos anos 2000 nas cidades brasileiras. Nós analisamos dados sobre mudanças no padrão de consumo de bens e serviços de transporte, o aumento de renda das famílias, além da evolução dos custos de transporte urbano, da demanda por transporte público e da frota de veículos no país nos últimos vinte anos. Em todas as dimensões analisadas, os dados apresentam uma trajetória gradual e persistente de substituição do consumo de transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, e nas cidades de médio e pequeno porte. O estudo aponta ainda como essas mudanças têm se refl etido na contínua eterioração das condições de mobilidade e no consequente aumento no tempo que as pessoas passam no trânsito, afetando de maneira desigual a população, de acordo com nível socioeconômico, gênero e cor. Palavras-chave: mobilidade urbana; transporte público; frota; demanda; consumo; infl ação; tempo de deslocamento; Covid-19. In this study we examine how the use of private and public transport has changed since the early 2000s in Brazilian cities. We analyzed data on the changing patterns of consumption of transportation goods and services by Brazilian families over the last 20 years. We also analyzed how urban transportation costs, the demand for public transport, and the country’s vehicle fl eet have evolved in that period. All the analyses conducted pointed to a gradual and persistent trend of households moving away from public transportation towards individual modes of transport, mainly among the middle and lower classes in medium and small cities. These changing patterns caused a continuous deterioration of mobility conditions in Brazilian cities, signifi cantly increasing the time people tend to spend in traffi c. Furthermore, we demonstrate how people are unequally affected by poor mobility conditions according to their socioeconomic status, gender, and color. Keywords: urban mobility; public transport; motorization; demand; consumption behavior; infl ation; commute time; Covid-19.
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