09/12/2021 09:07 |
Especialistas debatem promoção e atração de investimento direto no Brasil Webinar realizado nesta quarta-feira (8) lançou a edição nº 30 do Boletim de Economia e Política Internacional A construção da imagem e do marketing do Brasil não só como destino turístico, mas para promoção das exportações e como opção de investimento direto, agregando valor ao país, foi o ponto de convergência de dois dos cinco artigos da edição nº 30 do Boletim de Economia e Política Internacional (Bepi), lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (08/12) e apresentada durante um webinar. O evento também promoveu o debate sobre os desafios do Brasil frente às novas demandas da economia global, que valoriza indicadores como sustentabilidade e políticas sociais para efeito de atração de investimentos. A construção de uma marca-país alinhada a essa reputação, conforme os participantes do webinar, tende a facilitar o ingresso do Brasil no seleto grupo de integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira, ressaltou que cabe ao Brasil estar bem posicionado para atuar na defesa dos seus interesses e participar do jogo técnico-político da definição de indicadores no âmbito da OCDE. Estudo recente do Ipea, lembrou Oliveira, analisou o Produto Interno Bruto, as exportações e a atração de investimentos de países que ingressaram na OCDE após 2010 e mostrou que o impacto maior da entrada na organização tende a ser sobre os investimentos. “A atração de investimentos é um ponto crítico, particularmente investimentos advindos de países que fazem parte da OCDE, e tem impacto direto no processo de acessão”, afirmou. A subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, Glenda Bezerra Lustosa, relacionou várias iniciativas aderentes a essa temática, entre elas uma plataforma eletrônica de serviços de logística para internacionalização de micro, pequenas e médias empresas, em parceria com várias instituições, como Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), financiada pelo governo britânico. Disse que a gestão da governança nesse campo será incluída no Plano Nacional da Cultura Exportadora do Ministério da Economia e pontuou medidas não tarifárias e iniciativas para reduzir os custos de comércio entre os países do Mercosul. Em foco no Bepi Já o artigo assinado por Marta Rossi e apresentado por ela no webinar abordou a atuação das agências de promoção de investimentos externos, sua estrutura e a tendência de descentralização, ao apontar as melhores práticas nacionais e subnacionais de promoção de investimentos nos países. Segundo Rossi, há quatro razões para a realização de atividades de promoção de investimentos em nível local: objetivos do desenvolvimento, conhecimento de sua localização, facilitação no terreno e atração de investimentos nacionais. “O núcleo mais importante desses dois artigos está na comparação de experiências internacionais, principalmente de agências de promoção das exportações e de atração de investimentos”, explicou o editor do Bepi, o pesquisador do Ipea André Pineli, para quem o Brasil poderia explorar melhor o seu potencial, por exemplo, do ponto de vista da sustentabilidade. Pineli, que junto ao colega Marcelo Nonnenberg atuou no painel de debatedores, apresentou cada um dos cinco artigos e seus autores. Assim, o terceiro artigo da edição nº 30 do Bepi avalia os investimentos externos com foco no setor de energia da Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Rússia, que utilizam o mecanismo de triagem de projetos. As autoras Michelle Ratton Sanchez-Badin, Ana Maria Morais, Carolina Bianchini Bonini e Manu Misra discutem o conceito de segurança nacional aplicado ao investimento estrangeiro, antes mais restrito aos setores militar e de defesa, e que agora, com o maior protagonismo das multinacionais chinesas, passou a incorporar áreas como indústrias estratégicas e de infraestrutura crítica. Os cenários para redução dos custos de comércio no âmbito do Mercosul é o tema do quarto artigo do Bepi, que vem assinado por Flavio Lyrio Carneiro, do Ipea. Ele analisa os efeitos dessa redução sobre o comércio na região e o mercado de trabalho no Brasil. A edição nº 30 do boletim se encerra com uma análise comparativa das propostas de reforma tarifária no Brasil, por meio do artigo assinado pelo especialista Honório Kume. Assessoria de Imprensa e Comunicação |
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