Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
noticias

Início » Notícias » Dirur


05/05/2022 11:40

Estudo analisa perfil e similaridades das políticas de subsídios agrícolas para o mercado global


Análise considerou dados da OCDE sobre iniciativas de apoio ao setor agrícola no período entre 2000 e 2019

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou, nesta quinta-feira (5/5), estudo que analisa o perfil das políticas de subsídios agrícolas e similaridades entre os países no mercado global. O levantamento utilizou dados dos países acompanhados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no período entre 2000 a 2019, e concluiu que a tendência de suporte agrícola contempla diferentes grupos de países em termos das correspondentes políticas de apoio.

De acordo com os dados da pesquisa, países como Suíça, Coreia do Sul, Turquia e Canadá denotaram perfis específicos. África do Sul e Austrália, no entanto, integraram o mesmo grupamento de países, independentemente do procedimento metodológico empregado, o mesmo se verificando para China e Filipinas.

O estudo foi produzido pelo pesquisador do Ipea, Rogério Edivaldo Freitas, que destaca que alguns dos grupamentos de países identificados podem fortalecer seus laços nos anos seguintes. Igualmente, os países e seus respectivos acordos bilaterais podem se ver refletidos em futuros estudos que busquem mapear os grupamentos de nações com base em políticas de apoio agrícola. “O suporte agrícola e as respectivas políticas de subsídios representam uma importante ferramenta usada pelos governos nacionais para atingir objetivos domésticos na seara agrícola. Esse cenário merece ser monitorado pela agenda comercial brasileira”, afirma o pesquisador.

O estudo também demostra que China, Indonésia e Filipinas apresentaram perfis qualitativos semelhantes em termos de suporte agrícola. Com exceção desses três países, os resultados obtidos sinalizam que houve um declínio no suporte ao produtor agrícola e uma elevação no apoio ao consumidor de bens agrícolas nas últimas duas décadas.

O diagnóstico do estudo registra ainda um fenômeno paralelo que não pode ser negligenciado, a recente mudança estratégica de muitas nações que passaram a privilegiar acordos bilaterais em detrimento das negociações multilaterais. Ademais, para todos os países, as preocupações com as questões de sustentabilidade ambiental dos programas de subsídios tornam-se centrais e inevitáveis doravante.

Leia aqui o estudo na íntegra.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
61 99427-4553
61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação