Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
25/05/2022 14:06

Professores do Mestrado Profissional do Ipea têm alta qualificação e grande experiência no setor público


Corpo docente desenvolve pesquisas sobre temas da agenda contemporânea de políticas públicas. Inscrições para a 5ª turma do curso encerram-se em 5 de junho

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea é uma oportunidade para servidores e empregados públicos federais, estaduais e municipais se capacitarem na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Todos os professores da pós-graduação do Instituto são doutores com ampla experiência na Administração Pública Federal.

“O Mestrado do Ipea oferece uma ponte única entre a academia e a administração pública. Nosso objetivo é mostrar o potencial das pesquisas aplicadas para aprimorar o Estado brasileiro, unindo a experiência trazida por nossos alunos com a expertise dos pesquisadores do Instituto, com foco na formulação, operacionalização e avaliação de políticas públicas", explica Pedro Herculano Ferreira de Sousa, professor da pós-graduação do Ipea. Pesquisador do Instituto desde 2009, Souza é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e estuda desigualdade de renda. Um de seus livros sobre esse tema lhe rendeu o Prêmio Jabuti, maior premiação da literatura nacional, em 2019.

O curso busca atender à demanda por formação de alto nível para profissionais, em particular no setor público brasileiro. Após dois anos, os alunos adquirem uma visão multidimensional (econômica, política, social, territorial e ambiental) do fenômeno do desenvolvimento e a qualificação necessária para a formulação de políticas públicas.

“O diferencial do nosso mestrado se confunde com o próprio trabalho do Ipea: a proximidade às políticas públicas, aos processos de monitoramento, proposição e avaliação de políticas e a análise de dados com fundamento científico, de fronteira e em busca de benefício social”, destaca Bernardo Alves Furtado, pesquisador do Ipea e do CNPq e professor da pós-graduação do Instituto. Ph.D em Geociências pela Universidade de Utrecht (Países Baixos), foi pesquisador visitante na Universidade de Oxford (Inglaterra) e desenvolveu um modelo para análise empírica das metrópoles brasileiras (PolicySpace).

O diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea e professor do Mestrado, Marco Cavalcanti, complementa que a pós-graduação proporciona a seus alunos a base conceitual e analítica requerida para entender as políticas públicas em todas as suas principais etapas: formulação, implementação e avaliação. “Dada a experiência dos pesquisadores do Instituto nesse tema, o curso se caracteriza por um 'mix' adequado de teoria e prática, possibilitando a formação de profissionais aptos a contribuírem efetivamente para a melhora das políticas públicas no país", ressalta. Doutor em Economia pela PUC-Rio, Cavalcanti também é professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV e do Departamento de Economia da PUC-Rio.

O curso do Ipea é gratuito e oferece 30 vagas para Brasília e 15 para o Rio de Janeiro. As aulas serão remotas e/ou presenciais, a depender da evolução da pandemia de Covid-19 no país. Para participar do Mestrado Profissional, é preciso inscrever-se na seleção até 5 de junho deste ano e anexar o projeto de pesquisa e o currículo resumido, conforme o modelo previsto no edital. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página do Mestrado ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Confira o edital da 5ª turma do Mestrado Profissional do Ipea

Conheça o corpo docente do Mestrado Profissional do Ipea

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(61) 99427-4553
(21) 98556-3093
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação