Erik Figueiredo participa de agenda da Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil
Presidente do Ipea ressaltou a importância da pauta ambiental e de reciclagem como propulsores do desenvolvimento econômico
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erik Figueiredo, participou na manhã desta terça-feira (7/6) da primeira Assembleia Geral da Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil (FPRB). O evento, realizado na Câmara dos Deputados, contou com a participação de parlamentares, recicladores representados por institutos, e entidades e associações ligadas ao setor.
Em sua apresentação, o presidente do Ipea comentou sobre a importância da agenda para o desenvolvimento humano, regional e a dinâmica econômica. Figueiredo abordou a estratégia “ganha, ganha, ganha”: ganha o meio ambiente, ganham os catadores/recicladores, ganham as empresas. Além disso, ele explicou que a pauta pode gerar empregos e reduzir custos, mas alerta que “para a política ambiental ter, de fato, resultado prático, ela precisa ter um bom desenho para gerar resultados ambientais e sociais, precisa ter incentivos corretos e o direito de propriedade bem estabelecido”.
De acordo com o presidente, cerca de 98% das latas de alumínio são recicladas no país, no entanto, só aproximadamente 22% do plástico é reciclado. Em média, 67 milhões de resíduos sólidos são produzidos por ano, mas apenas 3% a 5% é reciclado. Nesse contexto, o desperdício de materiais não reciclados pode chegar a R$ 14 bilhões.
O cenário, no entanto, é animador. Segundo Figueiredo, “com 20 plantas de reciclagem, já atingimos a meta de 2031, mas para isso é preciso investimento maciço”. Com os créditos de reciclagem, o presidente acredita que mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis serão beneficiados. A estratégia tem potencial para elevar a renda dos catadores em, pelo menos, 25%. Além disso, o mercado atual, de R$ 1,3 bilhão/ano, tem potencial para ser ampliado em até 10 vezes nos próximos anos, dando dignidade e renda para as pessoas.
A Frente Parlamentar tem por objetivo sensibilizar o governo sobre a importância da reciclagem no Brasil e na defesa do meio ambiente, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e compromissos assumidos na COP26. A FPRB já conta com a assinatura de 210 parlamentares e busca discutir, junto à sociedade civil, a criação de legislações voltadas ao tema, bem como a criação de políticas públicas sobre reciclagem.
Participaram do evento o presidente e do vice-presidente da Instituto Nacional das Empresas de Preparação de Sucata Não Ferrosa e de Ferro e Aço (Inesfa) e o deputado federal Diego Garcia (Republicanos/PR).

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Ipea 61 99427-4553 61 2026-5136 / 5240 / 5191
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
|