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15/07/2022 09:22

Livro examina impactos da presença de universidades nos territórios


Publicação do Ipea traz diagnósticos e análises sobre o papel das instituições de ensino superior

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou o livro Universidade e Território: Ensino Superior e Desenvolvimento Regional no Brasil no Século XXI, inédito na literatura especializada. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a publicação traz diagnósticos e análises que possibilitam uma percepção ampliada das dinâmicas regionais, em especial da inter-relação entre as instituições de ensino superior (IES) e os territórios onde estão inseridas. A iniciativa conjunta tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento e a modernização da política de desenvolvimento regional brasileira. Os artigos são assinados por professores e pesquisadores de 21 Unidades das Federação de todas as regiões do país.

O livro conta com 17 capítulos selecionados de um total de 195 inscritos, vinculados a 65 IES, sendo duas estrangeiras – uma sueca e outra inglesa. Os autores são especialistas de diversas áreas, como economia, administração, ciência política, demografia, geografia, história, pedagogia, ciências sociais e sociologia. Todo o trabalho foi coordenado pelo pesquisador do Ipea Aristides Monteiro Neto, com o professor Fernando Cézar de Macedo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o economista Danilo Jorge Vieira, pesquisador associado do Ipea.

Segundo Monteiro, os autores fizeram uma reflexão sobre o papel e a influência das instituições de ensino e pesquisa de nível superior no desenvolvimento regional brasileiro. Na ordenação dos textos, há uma hierarquia do nacional para do local, começando com panoramas nacionais, com visões e, principalmente, diferentes objetos de análise. Os professores Fernando Cézar e Danilo Jorge fizeram um estudo especial que resultou no capítulo I da publicação. Eles se dedicaram à identificação de uma base de dados, uma interpretação de longo prazo, desde a década de 1980, da expansão da rede brasileira de IES.

Macedo explicou que o livro analisa o impacto do processo de interiorização do ensino superior no país no século 21, se houve ou não concentração regional, a literatura disponível sobre essa temática, além de tentar qualificar essa realidade no país com resultados objetivos. O interesse foi avaliar se ocorreu ou não impacto regional diferenciado, sobretudo na pós-graduação, onde houve um processo de desconcentração.

De acordo com Vieira, não se pode achar que, ao ser instalada, a universidade vai transformar a região de forma automática. O livro mostra que é preciso mais do que isso, ao admitir, que para atuar como fator de desenvolvimento, as universidades precisam se interligar dentro da sociedade brasileira, enraizar-se e ter um alinhamento com a estrutura produtiva da região, entrando no território.

Acesse o livro na íntegra

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