Os Mecanismos de Discriminação Racial nas Escolas Brasileiras
Sergei Soares, Kaizô Iwakami Beltrão, Maria Ligia de Oliveira Barbosa e Maria Eugénia Ferrão (organizadores) / Rio de Janeiro, 2005
Investiga as diferenças raciais em quantidade e qualidade de ensino. Analisa dados de décadas de pesquisas sobre níveis educacionais e destrincha as avaliações de aprendizado de conteúdo iniciadas no país em 1995.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 Sergei Soares, Kaizô Iwakami Beltrão, Maria Ligia de Oliveira Barbosa e Maria Eugénia Ferrão
CAPÍTULO 1 AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E RAÇA NO BRASIL: UM OBJETO EM CONSTRUÇÃO Maria Ligia de Oliveira Barbosa
CAPÍTULO 2 A GERAÇÃO 80: UM DOCUMENTÁRIO ESTATÍSTICO SOBRE A PRODUÇÃO DAS DIFERENÇAS EDUCACIONAIS ENTRE NEGROS E BRANCOS Rafael Guerreiro Osorio e Sergei Soares COMENTÁRIO DE JACQUES D’ADESKY
CAPÍTULO 3 RAÇA E FRONTEIRAS SOCIAIS: LENDO NAS ENTRELINHAS DO CENTENÁRIO HIATO DE RAÇAS NO BRASIL Kaizô Iwakami Beltrão COMENTÁRIO DE MARCELO PAIXÃO
CAPÍTULO 4 A QUALIDADE DA ESCOLA E AS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL Maria Ligia de Oliveira Barbosa COMENTÁRIO DE ROSANA HERINGER
CAPÍTULO 5 COMPETÊNCIA PERCEBIDA E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA Maria Eugénia Ferrão e Maria de Fátima Simões COMENTÁRIO DE CRESO FRANCO
CAPÍTULO 6 COR E GÊNERO NA SELETIVIDADE DAS CARREIRAS UNIVERSITÁRIAS Kaizô Iwakami Beltrão e Moema De Poli Teixeira COMENTÁRIO DE SIMON SCHWARTZMAN
|