Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud

Cadernos de Políticas Culturais - Economia e Política Cultural: acesso, emprego e financiamento (volume 3)

Frederico A. Barbosa da Silva / Brasília, 2007

icon pdf Acesse o PDF (1.9 MB)      

Este é o terceiro volume da série que analisa as relações entre economia e cultura nas dimensões do acesso, da geração de emprego e de financiamento. Traz um mapeamento do mercado de trabalho da cultura pelo estudo de equipamentos, práticas de consumo e atividades da esfera cultural. Os objetivos gerais que guiam outras políticas sociais se aplicam às políticas culturais, que também são consideradas como meios para enriquecer a existência das pessoas e criar igualdade social. No entanto, as instituições culturais encontram-se diante de fortes restrições que limitam sua abrangência e acesso. Essas dificuldades são evidenciadas neste livro. 
 

 

SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

PARTE I – ACESSO

CAPÍTULO 1
O CONSUMO CULTURAL DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

CAPÍTULO 2
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS MUNICIPAIS NO BRASIL EM 2001

PARTE II – EMPREGO

CAPÍTULO 3
O MERCADO DE TRABALHO NAS ATIVIDADES CULTURAIS NO BRASIL, 1992-2001

CAPÍTULO 4
O EMPREGO FORMAL EM ATIVIDADES CULTURAIS EM 2002

CAPÍTULO 5
O EMPREGO FORMAL NO SETOR CULTURAL,1994-2002

PARTE III – FINANCIAMENTO

CAPÍTULO 6
O FINANCIAMENTO DAS POLÍTICAS CULTURAIS,1995-2002

CAPÍTULO 7
MECENATO CULTURAL E DEMANDA

CAPÍTULO 8
OS DISPÊNDIOS COM POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS EM 2003

CAPÍTULO 9
NOTAS SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

PARTE IV – INTERVENÇÕES

CAPÍTULO 10
CULTURA VIVA E PONTOS DE CULTURA: ESBOÇOS PARA UMA AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 11
CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO AVALIATIVA DO SISTEMA BRASILEIRO DE MUSEUS

CAPÍTULO 12
NOTA TÉCNICA:PROJETO NACIONAL DE EXPORTAÇÃO DE MÚSICA DO BRASIL

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação