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07/01/2011 17:39 |
Panorama da comunicação e das telecomunicações será lançado Obra organizada pelo Ipea e Socicom será lançada na terça-feira,11, com a presença de especialistas e acadêmicos O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam nesta terça-feira, 11, às 8h30, a obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. A pesquisa, uma iniciativa inédita no Brasil, será lançada no escritório da Presidência da República A obra traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações, estratégico para o País, que, apesar de ser muito debatido, não é objeto de muitas pesquisas por parte dos órgãos de estado. Nos três volumes do livro, foram reunidas diferentes dimensões que se complementam e ajudam na elaboração de futuras políticas públicas para o País. O estudo conta com a participação de pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa. O primeiro volume é dividido em duas partes. A primeira traz o estudo das tendências nas telecomunicações e reúne artigos escritos exclusivamente para o livro, além de textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações. A segunda parte traz artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos. O segundo volume da obra é dedicado a resgatar a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da comunicação nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI. No terceiro volume, é apresentado o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação. O volume traz dados sobre o número de faculdades e cursos de pós-graduação em comunicação no país, com áreas de concentração e crescimento; sobre as profissões existentes na área e as novas habilidades necessárias para uma indústria de conteúdos e serviços digitais; e sobre as indústrias criativas e de conteúdos e os movimentos das empresas em direção ao modelo digital, além de uma comparação com outros países, possibilitando a análise das fragilidades e potencialidades do Brasil.
Veja o conteúdo da obra: Volume 1 - Colaborações para o debate sobre telecomunicações e Comunicação Indústrias criativas e de conteúdo: O dilema brasileiro para a integração do massivo ao popular Comunicação Digital - diálogos possíveis para a inclusão social 1ª. Parte - Tendências Econômicas A hora e a vez dos países-baleias 2ª. Parte - Tendências nas Telecomunicações Neutralidade de redes na internet: democracia ou economia? Efeitos da convergência sobre a aplicação de políticas públicas para fomento dos serviços de informação e comunicação Tendências tecnológicas mundiais em telecomunicações Capacitações científicas do Brasil em telecomunicações Diferenças de escala no mercado de equipamentos de telecomunicações Compras governamentais: análise de aspectos da demanda pública por equipamentos de telecomunicações Balança comercial de equipamentos de telecomunicações 3ª. Parte - Panorama da Comunicação Aspectos técnicos e econômicos da implantação da TV Digital Interativa como um modelo internacional de inclusão Estado, Cinema e Indústrias Criativas e de Conteúdos Comunicações na América Latina: progresso tecnológico, difusão e concentração de capital (1870-2008) Comunicação institucional do poder público Números impressionantes e diversidade marcam a mídia dos Brics Novos desafios ao direito autoral no jornalismo
Volume 2 - Memória das associações científicas e acadêmicas de Comunicação no Brasil A Emergência do Campo da Comunicação no Brasil Socicom: associações científicas e acadêmicas em torno do papel estratégico da Comunicação Antecedentes, desenvolvimento e desafios do campo acadêmico da Comunicação Intercom: 33 anos de pluralismo, soberania e liberdade A História da Compós – lógicas e desafios Antecedentes, tendências e perspectivas da Pós-Graduação em Comunicação Breve relato sobre a fundação da Socine, seus objetivos e primeiros anos Pensando a Socine A História da Forcine A produção de conhecimento no campo do Jornalismo SBPJOR: Uma conquista dos pesquisadores em Jornalismo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo- FNPJ As origens da Semiótica no Brasil ABES, recriação e percurso de uma associação Economia Política da Comunicação (EPC) ULEPICC-Brasil: a institucionalização da EPC brasileira Evolução e perspectivas do campo acadêmico da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas A História da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura ALCAR: a história de um “pragmatismo utópico” História da mídia no Brasil, percurso de uma década Politicom: o marketing político entre a pesquisa acadêmica e o mercado profissional Folkcom - Origens da entidade Folkcomunicação: memória institucional
Volume 3 - Tendências na comunicação Panorama da Produção de Conhecimento em Comunicação no Brasil Tendências Ocupacionais e Profissionais A Digitalização nas Indústrias Criativas e de Conteúdos Digitais Panorama da Comunicação em 11 países da Comunidade Ibero-Americana
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