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01/06/2010 09:46

Conheça detalhes do Programa de Trabalho 2010 da Dides

Iniciativas incluem implantação do Sistema de Apoio à Pesquisa e política de responsabilidade social

Os direcionadores estratégicos definidos no Ciclo de Planejamento Estratégico – CPE/2008 representam um marco no esforço de fortalecimento institucional do Ipea. Com os direcionadores (missão, visão, valores e princípios, desafios e estratégias formas de atuação e eixos temáticos para o desenvolvimento) a gestão estratégica começou a se tornar uma realidade na instituição.

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides), no âmbito das ações integrantes do Ciclo de Planejamento Estratégico – CPE/2009, promoveu a continuidade da institucionalização do processo contínuo e participativo de planejamento estratégico iniciado em 2008 no Ipea, alinhando suas metas (publicadas no Diário Oficial da União, no dia 8 de junho de 2009 – Portaria no 55 da SAE/PR) com o Desafio 5 do planejamento estratégico “Promover o Fortalecimento Institucional do Ipea” e suas estratégias.

No Ciclo de Planejamento Estratégico – CPE 2010, a Dides continuará associando seu Programa de Trabalho e metas ao mesmo Desafio 5 do planejamento estratégico. Dessa forma, os projetos que serão executados no âmbito do Programa de Trabalho 2010 são um desdobramento das estratégias de  tal desafio.

O Programa de Trabalho 2010 da Dides apresenta como destaque as seguintes iniciativas:

1. Nova sede: elaboração dos projetos básico e executivo para lançamento da licitação da obra;

2. Qualidade dos serviços: dialogar com os servidores sobre a mensuração da qualidade dos serviços da área corporativa e propostas para a sua gradativa melhoria;

3. Diálogo de gestão de pessoas: iniciar ampla discussão com os servidores sobre recursos humanos na casa, envolvendo temas como capacitação, meritocracia, qualidade de vida, plano de carreira e cargos do Ipea, entre outros;

4. Gestão da Pesquisa: continuidade das ações voltadas à implantação do Sistema de Apoio à Pesquisa – SAP, ampliando os instrumentais de pesquisa existentes e aprimorando a sua gestão;

5. Tecnologia de informação: construção da agenda estratégica de tecnologia de informação do Ipea;

6. Gestão do Conhecimento: diálogo sobre a arquitetura de gestão de conhecimento do Ipea com vistas à implantação do repositório de conhecimento, páginas amarelas/banco de talentos, proposta de regulação de comunidades de prática virtuais e “benchmarking”, melhores práticas e lições aprendidas;

7. Transparência: adoção de práticas voltadas à publicização dos acordos de cooperação técnica, contratos e convênios firmados pela Instituição, bem como outras atividades de interesse público;

8. Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO: apresentação de propostas que permitam o Ipea consolidar e expandir sua atuação na área de pesquisa;

9. Responsabilidade Social: diálogo com os servidores do Ipea com o objetivo de definir e implantar a (s) Política (s) de Responsabilidade Social da instituição;

10. Planejamento da área de gestão: consolidar o processo contínuo e participativo de planejamento estratégico da área corporativa mediante a implantação da metodologia do Balanced Scorecard – BSC.

 
 

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