Segurança pública é discutida em seminário no Ipea
Especialistas apresentaram experiências de criação de cenários para análises prospectivas em segurança pública
Realizado nesta quarta-feira, 26, na sede do Ipea, em Brasília, o seminário Cenários de Segurança Pública trouxe especialistas na área de segurança pública do Distrito Federal, Goiás e Pará. Durante o evento, os convidados apresentaram estudos relacionados à construção dos cenários prospectivos em seus estados.
De acordo com o Major Bilmar Angelis Ferreira, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o estudo de cenários permite “partir da atualidade para uma perspectiva histórica, e, assim, lançar olhares para o futuro”. A análise feita no Distrito Federal prospectou os cenários mais prováveis a ocorrerem, avaliando questões como a atratividade da carreira de Policial Militar e o aumento populacional no DF e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride).
Suzana Dieckmann, secretária-executiva da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), explicou que a construção de cenários é um dos focos da secretaria. “Ver tudo isso funcionar em parceria com o Ipea é fantástico, principalmente em termos de segurança pública, pois, agora temos dados melhores para avaliação das políticas”, afirmou.
O seminário, organizado pelo Ipea em parceria com a SAE/PR, teve o intuito de construir múltiplas visões de futuro a partir das principais tendências e desafios para a segurança pública no Brasil. Essa metodologia pretende apoiar a formulação de estratégias e políticas públicas inovadoras.
Visão estratégica O diretor-adjunto do Ipea, Alexandre dos Santos Cunha, explicou o seminário é o marco inicial de uma série de estudos de cenários prospectivos. “A proposta do projeto de construção de cenários em segurança pública é conseguir construir múltiplos visões sobre o que pode acontecer na segurança pública até 2023”, completou.
A falta de informações qualificadas sobre segurança pública é um dos grande problemas do país, de acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Para ela, o evento promovido no Ipea é uma evolução para a área de segurança brasileira. “Seminários com esse me trazem um alento enquanto gestora, pois as políticas estruturantes de um país precisam ser políticas de estado e, para isso, nós precisamos de informações do diagnóstico de avaliação e uma visão de futuro”.
Para a diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento, o país tem avançado em termos de segurança ao incluir na agenda a segurança viária. “Não lidamos apenas com questões de transporte, constantemente precisamos combater o tráfico, o contrabando de armas e todos os ilícitos que passam pelas rodovias”, argumentou. E afirmou ainda que o Ipea corrobora com essa visão sistêmica que cada vez mais se fortalece.
Também esteve presente no evento o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslain Santana, que parabenizou a iniciativa e colocou à disposição do Ipea e da SAE o trabalho de construção de cenários e planejamento estratégico realizado pela Polícia Federal.
Vídeo: assista ao seminário na íntegra |