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31/10/2014 11:04

Ipea amplia pesquisa sobre Gestão do Conhecimento
Fábio Batista, técnico do Instituto, propõe priorização do tema na agenda governamental

 

Créditos: Thiago Cavalcante
Estudo foi apresentado em Brasília e no Rio

O Ipea apresentou nesta quarta, dia 29, em Brasília, e também na quinta, no Rio, os resultados de uma ampla pesquisa realizada sobre Gestão do Conhecimento na Administração Pública comparando dados de 2004 e 2014. Peça chave para o aprimoramento gerencial das organizações privadas e governamentais, a gestão do conhecimento (GC) é um método integrado de criar, compartilhar e aplicar conhecimento para melhorar o desempenho institucional.

No estudo, foram pesquisadas 76 organizações, sendo 67 da administração pública federal, divididas entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto Fábio Ferreira Batista, autor do estudo, apresentou um diagnóstico da situação atual e apontou recomendações para a institucionalização da Gestão do Conhecimento na Administração Pública.

Na comparação dos resultados da pesquisa feita em 2004 com a atual, realizada em 2014, o analista constatou que o panorama geral pouco mudou por conta da falta de uma política abrangente para toda a Administração Pública. Fábio Batista apresentou as mudanças encontradas nesses dez anos de intervalo e notou que, das 18 organizações que participaram da pesquisa nos dois períodos, seis permaneceram no estágio inicial de implementação da política de Gestão do Conhecimento, três continuaram no estágio intermediário, outras três retrocederam para o inicial e seis evoluíram do nível mais baixo para o intermediário. “Na análise comparativa, o grau de externalização e formalização da GC nas 18 organizações, em 2014, é muito semelhante ao encontrado em 2004”, afirma o técnico.

A externalização e formalização dizem respeito à “definição de política, de estratégia, de objetivos de Gestão do Conhecimento, assim como à instituição de unidade gerencial responsável pelo assunto, alocação de recursos e implementação de práticas”, como explicou Batista. Ele citou estudos que mostram uma relação positiva entre a aplicação da GC e os resultados no desempenho organizacional.

Para desenvolver este panorama, o pesquisador classificou as organizações entrevistadas em três grandes grupos: as organizações que se encontram em um nível inicial de implementação das práticas de Gestão do Conhecimento, que não consideram a curto prazo a GC como tema estratégico ou contam com iniciativas pouco desenvolvidas; as empresas que estão em estágio intermediário, mostram nível razoável de comprometimento estratégico com o tema e apresentam iniciativas a curto prazo; e, por fim, as organizações que os pesquisadores consideraram avançadas nas práticas de GC, onde o tema possui prioridade estratégica e onde já há diversas iniciativas sendo implementadas.

Com a compilação dos dados dos três grupos e a comparação dos resultados da década anterior, o pesquisador concluiu que as práticas da Gestão do Conhecimento devem ser implementadas pelas lideranças corporativas. “Para que a GC se torne realidade, a alta administração deve dar maior atenção ao tema”, defende Fábio Ferreira Batista. Para agilizar a institucionalização da GC no Executivo Federal, o pesquisador propõe, com base nos resultados da pesquisa, que o tema seja tratado de forma estratégica mediante a vinculação de um programa de Gestão do Conhecimento à Casa Civil da Presidência da República com a determinação expressa, por parte da Presidenta da República, de sua adoção pro todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica fundacional e sua inclusão como programa específico do PPA 2016 – 2019.

Participaram também da mesa em Brasília Carlos Quandt, professor de Pós-Graduação em Administração da PUC/PR e que colaborou com a análise de uma parte dos resultados da pesquisa, e Veruska da Silva Costa, gerente do Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea). No Rio, Luiz Cezar Loureiro de Azeredo, diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, abriu o evento.

 
 

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