Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
17/06/2020 09:38

Indicador Ipea aponta inflação maior para as famílias de renda baixa nos cinco primeiros meses do ano


Reajuste no preço dos alimentos foi o que mais pesou para este segmento

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta quarta-feira, dia 17, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mostrou que, no acumulado de janeiro a maio de 2020, embora haja uma desaceleração em todas as classes de renda, quando comparadas à 2019, a inflação foi maior para as famílias de renda mais baixa (até R$ 1.534,55), que registrou alta de 0,45%. Enquanto o indicador dos mais ricos (com rendimento acima de R$ 15.345,53) apresentou deflação de 0,45%.

Na análise dos primeiros cinco meses do ano, os pesquisadores mostraram que a alta de 4,3% dos alimentos, medida pelo IPCA, impactou o custo de vida das famílias com menor poder aquisitivo (cuja despesa é maior em habitação, alimentos e bebidas). Por outro lado, a deflação de 39,4% nas passagens aéreas e de 14,9% nos combustíveis, beneficiou as famílias mais ricas (que além dos transportes, também despendem uma parte maior do seu orçamento com despesas pessoais e educação). Em maio, apesar da deflação ter atingido todos os segmentos, ela foi bem mais intensa para a faixa de renda mais alta (-0,57%) quando comparada à de renda mais baixa (-0,19%).

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda é calculado mensalmente, com base nas variações de preços de bens e serviços disponibilizados pelo Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os pesos de cada produto ou serviço são calculados por meio dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).  Recentemente, houve divulgação da nova POF 2017/2018 (com mudanças nas cestas de consumo das famílias brasileiras) e o Ipea, assim como o IBGE já havia feito com o IPCA, atualizou os vetores de pesos para todas as faixas de renda pesquisadas a fim de retratar da melhor maneira possível o impacto inflacionário no orçamento das famílias.

Acesse a íntegra do Indicador de Inflação por Faixa de Renda

Assessoria de Imprensa e Comunicação
(21) 98556-3093
(61) 99427-4553
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação