Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
16/11/2020 11:06

Nota Técnica - 2020 - Novembro - Número 78 - Diset

Gerando Famílias Artificiais Intraurbanas: Censo 2010

 

Autor: Bernardo Alves Furtado

 

icon pdf Acesse o PDF (916 KB)      

Esta Nota Técnica descreve o processo computacional de geração de indivíduos e famílias artificiais, a partir de dados do censo demográfico de 2010. As famílias geradas podem ser utilizadas em processos de simulação e modelagem mantendo a proporção e os detalhes da população de interesse, sem necessidade de manipulação direta dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Adicionalmente, o processo computacional inclui ainda o download do arquivo de limites geoespaciais (em formato shapefile) de todos os setores censitários e sua junção em áreas de ponderação (APs). O site oficial que disponibiliza esses dados no IBGE não contém todos os municípios e regiões metropolitanas. Finalmente, informações de outras tabelas não presentes neste estudo podem utilizar os processos aqui descritos de forma similar.

Os resultados do processo computacional incluem indivíduos, suas características e a composição de quais indivíduos pertencem à mesma família. A respeito de cada membro da família é possível identificar: i) a AP de residência; ii) o gênero; iii) a idade; iv) os anos de instrução; v) a cor; e vi) o salário. O tamanho médio das famílias segue os padrões observados nos setores censitários.

O repositório – escrito em linguagem de programação Python – está disponível em: . Adicionalmente, a geração de famílias foi utilizada em uma simulação de violência doméstica,1 cujo código também está disponível de forma aberta em:  <https://github.com/BAFurtado/home_violence>

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação