Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
20/11/2020 15:15

Nota Técnica - 2020 - Novembro - Número 77 - Diset

Usinas Heliotérmicas Híbridas: Integração de CSP com Outros Recursos Energéticos

 

Autor: Rogério Diogne de Souza e Silva

 

icon pdf Acesse o PDF (702 KB)      

O Brasil apresenta um diversificado potencial de recursos energéticos, renováveis ou não, cuja viabilidade é mensurada a partir de características técnicas, ambientais e econômicas. Quando especificamos o problema para o setor elétrico, incluem-se aspectos resultantes da conversão da fonte primária de energia em eletricidade, bem como características de despachabilidade e armazenamento que influenciarão na operação do sistema interligado nacional.

Nesse contexto, apresenta-se aqui um cenário de utilização da energia solar térmica, destacando-se o estado da arte tecnológico, oriundo de resultados de projetos internacionais. São abordadas desde as tecnologias de captação da luz solar até composições híbridas de geração de energia para o aumento da viabilidade de sua aplicação no setor elétrico.

A presente nota técnica baseia-se na experiência internacional para contextualizar o potencial e as dificuldades de desenvolvimento da tecnologia no Brasil, e integra o projeto Novas Tecnologias e Infraestrutura, cooperação entre o Ipea e a Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) do Ministério da Economia, que visa identificar novas tecnologias que podem alterar a oferta e a demanda por infraestrutura no Brasil.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação