Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
28/01/2022 11:09
td-banner

TD 2729 - As agroindústrias rurais nos censos agropecuários de 2006 e 2017: uma análise para o Brasil e as grandes regiões

Lillian Bastian, Alexandre Valadares, Fábio Alves e Sandro Pereira Silva / Brasília, janeiro de 2022

As agroindústrias trazem inúmeros benefícios aos agricultores. Assim, uma melhor compreensão das suas dinâmicas pode auxiliar no direcionamento e potencialização de ações que visem ao seu desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo deste texto é verificar se ocorreram alterações nos padrões de produção entre as agroindústrias rurais da agricultura familiar e as da não familiar, a partir da comparação dos dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017. Para isso, foram selecionadas as variáveis: número de agroindústrias, volume produzido, escala de produção e proporção comercializada para oito produtos. Essas variáveis foram analisadas em escala nacional e para as grandes regiões brasileiras. Identificou-se certa constância, entre as agriculturas, nas proporções que medem a presença dos produtos da agroindústria pelas regiões brasileiras, demonstrando que existe uma cultura produtiva e alimentar a qual atravessa as distintas categorias de agricultura. Por outro lado, um dos principais resultados encontrados indica que houve significativa expansão no número de agroindústrias, especialmente entre os agricultores familiares, mesmo sendo identificada uma redução no número dessa categoria de estabelecimentos no período. Essa informação alude a um aumento no número de estabelecimentos que passaram a processar matérias-primas agropecuárias, provocando uma redução no volume médio produzido pelas agroindústrias.

Palavras-chave: agroindústrias rurais; agricultura familiar; agricultura não familiar; agregação de valor; Censos Agropecuários.

  acesseAcesse o sumário executivoacesseAcesse o documento(1 MB)

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação