O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Facebook Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr SoundCloud
26/10/2021 10:51

Publicação Preliminar - 2021 - Outubro

Cooperação internacional em tempos de pandemia - Relatório 2019-2020

 

Autores(as): Renato Baumann (coordenador); Rafael Schleicher; José Alejandro Barrios; Jhonatan Ferreira e Priscilla Mayna Santana

 

icon pdf Acesse o PDF (2.7 MB)      

Nos tempos da Guerra Fria os processos de assistência ao desenvolvimento foram um mecanismo que fez parte dos conflitos entre as duas potências, nos esforços de ambas pela atração dos países do então chamado Terceiro Mundo. Considerações econômicas na provisão de recursos desempenhavam papel menor que a dimensão política / ideológica.

As décadas de 1950 e 1960 foram caracterizadas pelo surgimento das instituições responsáveis por prover ajuda oficial e assistência ao desenvolvimento.
Os anos 1970 trouxeram ceticismo quanto à validade da cooperação entre os países ricos do Norte e as economias menos abastadas do Sul. A noção de dependência ganhou destaque nos debates. Era preciso aumentar o foco nas fontes internas de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que passaram a ganhar destaque as iniciativas de cooperação de tipo Sul-Sul.


 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


Política de Privacidade
Expediente – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.